Tendência mundial, as opções sem carne ganham cada vez mais adeptos mundialmente
O vegetarianismo está cada vez mais ganhando espaço no mundo. Em uma pesquisa da GlobalData, encomendada pela Forbes em 2018, foi revelado que aproximadamente 70% da população mundial está diminuindo ou abandonando o consumo de carne. No Brasil, 30 milhões de brasileiros são vegetarianos, segundo dados do Ibope, de 2019. O fato é que essa culinária está cada vez mais tomando conta dos hábitos alimentares das pessoas, em uma escala global.
Há ainda quem pense que a gastronomia que ignora as carnes é limitada, mas existem diversas possibilidades de receitas deliciosas e sofisticadas, que utilizam somente alimentos naturais ricos em nutrientes essenciais para a saúde. Até mesmo para acompanhar esse crescimento, as opções vegetarianas estão aparecendo com mais frequência e destaque nas gôndolas dos mercados ou em cardápios de restaurantes.
Para provar que as alternativas são inúmeras, separamos cinco alimentos que servem de base para diversos pratos da gastronomia vegetariana ao redor do mundo:
#1 Leite vegetal: os vegetarianos não restritos até consomem leite de origem animal, mas as opções para quem prefere substituir são os leites vegetais, que são obtidos por fontes como coco, amêndoa, soja, gergelim, entre outros. Com eles, você pode preparar um delicioso sorvete cremoso para a sobremesa ou uma maionese de soja para acompanhar o prato principal do almoço.
#2 Óleo de coco: um dos alimentos mais versáteis na culinária vegetariana, o óleo de coco pode ser usado tanto em receitas quanto na higiene pessoal. Mas, como aqui o foco são os pratos, o óleo de coco pode ser utilizado para refogar a yakisoba tailandesa ou até mesmo para a receita de um bolo de chocolate para o café da tarde. Além disso, ele ainda é uma opção mais saudável que o óleo de soja para frituras.
#3 Tofu: alguns alimentos podem substituir as carnes tanto na textura como no sabor, dependendo do tempero utilizado. O tofu é um deles, uma espécie de queijo de soja famoso na gastronomia oriental. Receitas tradicionais à base de carne, como petiscos fritos ou até mesmo um “bife” à parmegiana, podem ter o tofu substituindo o alimento de origem animal.
#4 Cacau em pó: novamente, nada impede os vegetarianos de comerem o chocolate tradicional, mas por que não uma opção mais saudável? Com propriedades antioxidantes e que diminuem o nível de colesterol, o cacau em pó é uma excelente matéria-prima para sobremesas como o clássico brigadeiro, bolos ou tortas.
#5 Grão de bico: entre todos os grãos possíveis dentro da culinária vegetariana, o grão de bico é um dos preferidos. Com ele, as possibilidades são inúmeras: processado ele pode se tornar um delicioso burguer ou homus, saboroso condimento de origem árabe. O alimento ainda é rico em cálcio, vitamina C, E e K, além de outros nutrientes.
Esses são apenas alguns ingredientes e alimentos que estão entre as tendências da culinária vegetariana brasileira e mundial, aprofundada a partir de conhecimentos teóricos e técnicos no Diploma de Artes Culinárias Vegetarianas, da Culinary Arts Academy Switzerland.