SEG_CAAS_FINAL_45_maxWidth_1600_maxHeight_1600

Culinária vegetariana: comida do futuro ou do presente?

A dieta vegetariana sofreu – e ainda sofre – com certo preconceito e estereótipo de uma alimentação sem sabor e com ausência de proteínas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Entretanto, os vegetais, especialmente a família das leguminosas, são ótimas fontes de proteínas e nutrientes. Alguns exemplos são o feijão, a ervilha, a lentilha, o grão-de-bico e os derivados da soja.

É comum aos vegetarianos ouvirem a pergunta “Se não come carne, o que você come?”. A falta de variedades de pratos na culinária vegetariana é outro fator difundido erroneamente. Neste blog post, falamos sobre alimentos que servem de matéria-prima para diversas receitas vegetarianas que se destacam, antes de qualquer coisa, pelo sabor. 

Os números falam por si: a pesquisa da GlobalData, realizada em 2018, aponta que 70% da população mundial está largando ou reduzindo o consumo de carne, e pelo Brasil, 63% dos brasileiros deseja diminuir ou parar de comer carne, segundo pesquisa do Datafolha. O crescimento da dieta vegetariana caminha lado a lado da indústria, que batiza a culinária em alguns casos como “comida do futuro”. Mas, será que já não podemos chamar de “comida do presente”?

Um fato que corrobora com o questionamento acima é de que as gôndolas dos mercados populares estão cada vez mais dando espaço para produtos vegetarianos, que antes eram feitos apenas por pequenas marcas ou por produtores estrangeiros. Nos restaurantes, a gastronomia vegetariana já não é mais novidade há bastante tempo, além do aumento de estabelecimentos especializados neste tipo de culinária, com valores acessíveis.

Essa tendência – que antes era apenas um nicho – vem se estendendo e atingindo também àqueles que não abdicaram do consumo de carne. A maioria dos consumidores de produtos vegetarianos ainda comem carne, o que ajuda a alavancar a indústria e tornar os alimentos à base de planta mais acessíveis e conhecidos. 

Culturalmente, somos condicionados a comer carne desde criança e ensinados de que alimentos à base animal são essenciais para o nosso desenvolvimento. Caminhar contra essa corrente é uma tarefa difícil, é um processo de mudança de hábitos que pode ser longo. Também é importante mencionar que o vegetarianismo não está relacionado somente a uma dieta sem carne, mas a uma consciência sobre os impactos que a indústria agropecuária causa ao meio ambiente. Por conta disso, o acesso e o consumo de produtos sem origem animal por pessoas não vegetarianos é fundamental para o aumento da popularização desta gastronomia.

Se você deseja saber mais sobre o mundo da culinária vegetariana, participe do webinar “The World of Vegetarian Cuisine”, da Culinary Arts Academy. O evento acontece no dia 23 de novembro, a partir das 12h, pelo Zoom. Para se inscrever, acesse: https://www.culinaryartsswitzerland.com/en/form/meet-us-and-webinar/LATAM?id=7012p000001zvi0AAA

FILL OUT THE FORM TO RECEIVE OUR BROCHURE

Fill out the form to receive more information about our schools and courses.